domingo, março 01, 2009

Sabedoria

A filosofia é, por definição, o amor e a prossecução da sabedoria. Mas o que é a sabedoria? É a coisa do mundo mais desejável e aquela em que, apesar de tudo, os homens menos pensam. Os melhores de entre eles contentam-se com acumular uma erudição que carrega a memória sem enriquecer o espírito, ou imaginam que lhes bastará estudar o mais minuciosamente possível as propriedades das coisas para fazerem do seu pensamento o mais perfeito uso; o filósofo, pelo contrário, interessa-se muito menos pelo conteúdo do que pela perfeição do próprio espírito; esforça-se por adquirir uma inteligência sempre capaz de discernir o verdadeiro na ordem teórica e uma vontade sempre capaz de seguir o bem na ordem prática; ser sábio é tê-las adquirido; filosofar é esforçar-se por adquiri-las.
-Introdução de Étienne Gilson ao Discurso do Método de Descartes


Em geral, estudantes e estudiosos de todos os tipos e de qualquer idade têm em mira apenas a informação, não a instrução. Sua honra é baseada no facto de terem informações sobre tudo, sobre todas as pedras, ou plantas, ou batalhas, ou experiências, sobre o resumo e o conjunto de todos os livros. Não ocorre a eles que a informação é um mero meio para instrução, tendo pouco ou nenhum valor por si mesma, no entanto é uma maneira de pensar que caracteriza uma cabeça filosófica.
- Arthur Schopenhauer, Parerga e Paralipomena


"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
-Sócrates


"Pouco conhecimento faz que as criaturas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe."
- Leonardo da Vinci


"É sábio o homem que pôs em si tudo o que leva à felicidade ou que dela se aproxima"
- Sócrates


"A sabedoria é a arte de subir ao mais alto de si."
-Gilberto Amado